O piso radiante ou piso aquecido é ideal para regiões frias. Esse sistema baseia-se em um circuito de tubos embutidos no piso da residência, e de um sistema de regulação térmica que permite controlar em qualquer momento a temperatura do ambiente, através da circulação de água quente. O aquecimento dessa água pode ser efetuado através de caldeira, gás, eletricidade ou energia solar.
No Piso Radiante, utiliza-se a superfície do piso como elemento radiador de calor, eliminando os radiadores e aparelhos de ar condicionado. Nesse sistema, o aquecimento é gradual e uniforme. Pode ser usado em toda a área de uma construção. A temperatura é mais elevada próximo ao piso e vai decaindo uniformemente conforme se aproxima do teto. Considerando-se que o ar frio tem maior densidade e se localiza próximo ao piso e o ar quente, com menor densidade, se localiza próximo ao tecto, tudo se equilibra.
Características técnicas
O piso radiante é confeccionado em tubos multicamadas fixados a uma malha de aço. Essa malha é instalada sobre uma base isolante de isopor de alta densidade recoberta por um filme plástico. Desta forma, não ocorre o aquecimento da laje inferior irradiando o calor somente para o pavimento ser aquecido, além de que esse sistema funciona como barreira contra humidade. Há ainda uma junta de dilatação entre o piso e as parede do ambiente, evitando rachas devido à dilatação do piso.